Alguns carros da polícia paulista, sejam eles da polícia militar ou civil, ficaram para sempre em nossas memórias. Não importando se eram as antigas Baratinhas ou as temíveis Veraneios, apelidados de carros da repressão, sempre lembramos de alguma viatura do passado. Para refrescar a memória fizemos uma seleção de 11 fotografias inéditas dos antigos carros de polícia de São Paulo.

São viaturas que atendiam a Guarda-Civil, Rádio Patrulha, Polícia Militar, Casa de Detenção e a RUDI (Rondas Unificadas do Departamento de Investigações). Confira:

Baratinhas: Os populares Fuscas da polícia marcaram presença a partir dos anos 60. Fizeram parta da polícia por décadas e até alguns anos atrás ainda haviam algumas a serviço no interior do Estado de São Paulo.

Crédito: Divulgação
Força Pública – Viatura 307

 

Uma viatura de Santo André, ao fundo uma Rural da Polícia (anos 60)
Uma viatura Volkswagen e, ao fundo, uma Rural (centro de São Paulo, anos 60)

 

Viatura fotografada durante uma ocorrência policial (clique para ampliar).
Viatura 107 fotografada durante uma ocorrência policial

 

As viaturas 307 (mais uma vez!) e a 335 em uma ocorrência (clique para ampliar).
As viaturas 307 (mais uma vez!) e a 335 em ocorrência policial

 

Willys: A foto a seguir, de 1967, mostra uma charmosa Rural Willys a serviço da Inspetoria da Guarda Civil de São Paulo.

clique para ampliar
Ford: Na sequência, três furgões F100.
Viatura da Casa de Detenção (clique para ampliar)
Viatura da Casa de Detenção

 

Destaque para o buraco de bala logo acima dos faróis (clique para ampliar).
Destaque para o buraco de bala logo acima dos faróis

 

clique para ampliar

Chevrolet: Não poderiam faltar as viaturas da Chevrolet. Destaque para a primeira que é uma Chevrolet Corisco. A segunda não é uma Veraneio, mas aparentemente uma C10 (ou C14?). E, para encerrar, um caminhão da Guarda Civil.

clique para ampliar

 

clique para ampliar

 

clique para ampliar

Definitivamente um resgate ao passado de nossa polícia. Eu não me recordo de todos eles, mas quando era criança lembro das baratinhas da Polícia Militar e posteriormente dos Opalas que entraram na época do Governador Orestes Quércia.