terça-feira ,17 julho 2018
Home / Brasil / Dia do AEVP na ALESP foi celebrado com homenagens

Dia do AEVP na ALESP foi celebrado com homenagens

APÓS 15 ANOS DE EFETIVO EXERCÍCIO DA CARREIRA AEVPs SÃO HOMENAGEADOS NA ALESP

No ultimo dia 13 de Julho comemorou-se na Assembleia Legislativa de São Paulo o Dia do AEVP, quando na ocasião houve o ato solene em homenagem aos Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária e todos que de alguma forma contribuíram para a elevação do nome dessa carreira perante a sociedade.

O ato deu início às 19 hrs no auditório Franco Montoro com plenária lotada pelos homenageados, familiares e convidados vindos de todas as regiões do estado.

20031923_1984838018469577_601787787150406888_n

A Deputada Clélia Gomes (PHS) abriu a sessão com o hino nacional e posteriormente discursou dizendo sobre a importância desses profissionais para garantia da paz aos cidadãos paulista bem como para a manutenção da segurança pública. Salientou que o Sindespe após buscar em inúmeras portas desta casa apoio para a causa desses profissionais encontrou em seu gabinete as portas abertas de forma sensível as necessidades e que apesar de poucos ainda a conhecerem ela tem esses profissionais como parte de seu mandato inclusive já encaminhando projetos como o do transporte gratuito aos agentes prisionais em todo estado que já fora aprovado na CCJ e agora aguarda parecer da Comissão de Transportes.

 Primeiro Comandante do GAR Grupo de Ação Regional responsável por garantir a segurança e a estabilidade na P2 de Presidente Venceslau em 2006
Deputada Clélia Gomes entregando a primeira homenagem ao primeiro Comandante do GAR – Grupo de Ação Regional responsável por garantir a segurança e a estabilidade na P2 de Presidente Venceslau em 2006

Após entregar as primeiras homenagens passou a presidência da mesa ao secretário geral do Sindespe William Nunes de Araujo (Nerin) para que desse seguimento a cerimônia, dando a palavra ao remanescente Michael que compôs a mesa representando todos aqueles que ainda aguardam uma nomeação da SAP para fazerem parte dessa carreira, onde o mesmo parabenizou aos que hoje integram a carreira e falou sobre o sonho de ser AEVP além da ansiedade que consome a todos por não terem ainda um cronograma preciso de chamadas por parte da SAP.

Foram homenageados vários AEVPs de todas as regiões do estado e funções, cujas trajetórias de trabalho em suas respectivas unidades fortaleceram a afirmação de que o AEVP veio para ser mesmo o projeto de desmilitarização mais bem sucedido já aplicado no país. Além desses familiares dos agentes mortos, jornalistas, advogados e pessoas da sociedade civil também foram homenageados.

AEVP Leonardo um dos principais militantes da causa do acautelamento de coletes, sobreviveu a dois ataques e graças a Deus pode estar ali vivo para receber essa justa homenagem. Hoje graças a sua militância o Sindespe conseguiu junto ao governo colete para todos.
AEVP Leonardo um dos principais militantes da causa do acautelamento de coletes, sobreviveu a dois ataques e graças a Deus pode estar ali vivo para receber essa justa homenagem. Hoje graças a sua militância o Sindespe conseguiu junto ao governo colete para todos.

“A cerimônia não trás valores financeiros a essa carreira que sofre principalmente com a falta de valorização por parte do estado, mas o dia é de se comemorar o que está dando certo e estamos aqui para mostrar pra sociedade que apesar de tudo o que sofremos com descrédito no inicio da carreira até hoje, onde todos os dias tendo que provar nosso valor, nós AEVPs temos muito orgulho de mostrar que fomos capazes de substituir a centenária Policia Militar e não só substituir mas, respeitosamente superar. Aprendemos muito com eles pra hoje fazer melhor.” disse William (Nerin).

Representando os agentes da penitenciária Adriano Marrey em Guarulhos tida como divisor de águas na nossa carreira ao abater um helicóptero que seria usado no resgate de presos
DDCEV representando os agentes da penitenciária Adriano Marrey em Guarulhos tida como divisor de águas na nossa carreira ao abater um helicóptero que seria usado no resgate de presos

“Esse foi o primeiro de muitos, eventos como esse são extremamente importantes para mostrar a sociedade que existimos. Sair do esconderijo dos muros e dar visibilidade a esses guerreiros anônimos que tanto fizeram pela sociedade paulista ao longo dessa década e meia. Muita ainda há de ser feito” disse Antonio Pereira presidente do Sindespe sobre o evento.

Apesar de toda celebração o cuidado com essa carreira é muito importante. Perdas salarias, falta de proteção fora do ambiente de trabalho com armas ainda não acauteladas, estrutura administrativa insuficiente para gestão das atividades de escolta e a penosa e excessiva jornada de trabalho (18 horas em média/dia) tem levado essa carreira a registrar duas marcas: a positiva onde tudo isso valoriza ainda mais os números alcançados de 98% de pautas de escolta atendidas e fuga zero nas unidades; e a negativa onde o preço disso tem sido conhecida como a área do servidorismo público com maior índice de suicídios proporcionalmente nos últimos anos.

Viúva que nos acendeu a luta para que o governo cumprisse a lei na assistência as famílias que não recebiam o que lhe era de direito pelo decreto 59932
Viúva que nos acendeu a luta para que o governo cumprisse a lei na assistência as famílias que não recebiam o que lhe era de direito pelo decreto 59932

“Nosso papel está sendo feito, onde tem AEVP preso não foge, cabe agora ao governo do estado fazer o dele, valorizar quem tanto entrega a ele número dos quais ele pode se valer a seu favor perante toda sociedade. Precisamos ser valorizados urgente!” encerrou William (Nerin) em entrevista a TV ALESP.

Jornalista Tanara Danilevicz representando a imprensa pelo apoio dado pela difusão no nome AEVP à sociedade
Jornalista Tanara Danilevicz representando a imprensa pelo apoio dado pela difusão no nome AEVP à sociedade

AGRADECIMENTOS: A Deus que tem nos abençoado e nos livrado ao longo da carreira; a deputada Clélia Gomes pelo carinho, atenção e principalmente respeito a nossa categoria, concedendo toda sua equipe para proporcionar um dia como esses a todos os AEVPs do estado; aos remanescente do concurso público 2013 e 2014 que compareceram; a todos os presentes que se despuseram a estar lá abrindo mão do conforto de seus lares e ao governo do estado que em 2001 empreendeu e investiu nesse pioneiro trabalho.

VEJA A GALERIA DE FOTOS ABAIXO:

 

Fonte: SINDESP

Você pode Gostar de:

foto_

Governo autoriza curso de formação para 150 novos agentes penitenciários

O curso está previsto para ter início no dia 3 de janeiro do próximo ano …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *